Saiba mais sobre Preenchimento facial com ácido hialurônico
close

Preenchimento facial com ácido hialurônico

Compartilhe esse artigo:

Conforme a idade vai chegando, as famosas rugas também aparecem, de mãos dadas com a maturidade, não é mesmo?

Apesar das rugas e marcas de expressão serem algo natural da vida, muitas pessoas desejam removê-las ou preveni-las como uma forma de autocuidado, e claro, não existe nada melhor do que se sentir bem com o próprio rosto, né?

Por isso, é super importante e recomendado buscar meios de elevar o cuidado, melhorando a autoestima, mas claro, sempre com muita sabedoria e orientação médica.

Mas, vale a pena enfatizar que não são apenas as mulheres que buscam esse cuidado estético não, os homens também vêm tomando espaço na rotina de cuidado com a beleza.

Pensando na busca pela melhora do bem-estar, o preenchimento fácil com ácido hialurônico surgiu, podendo ser usado não só para ajudar com a flacidez, rugas e linhas de expressão, mas também para preenchimentos nos lábios.

O ácido hialurônico está mais perto de você do que imagina, pois é uma substância (ou composto) natural que já está presente na sua pele, porém, vai se perdendo com o passar dos anos.

Legal essa informação, né? Ficou curioso para saber mais sobre esse assunto? Então não deixe de acompanhar esse texto até o final, pois hoje vamos falar sobre o preenchimento facial com ácido hialurônico.

Preparados? Vamos lá!

O que é ácido hialurônico?

Antes de começar a falar sobre qualquer área desse assunto, precisamos explicar o que é o ácido hialurônico, certo? Pois, esse componente é uma substância presente em nosso próprio organismo.

O ácido hialurônico é formado por N-Acetilglucosamina e Ácido Glicurônico, sendo altamente solúvel em água e com aparência de um líquido viscoso, que preenche os espaços entre as células.

Sendo um dos líquidos do nosso corpo mais importante, mais de 50% do ácido hialurônico está presente na pele, proporcionando sustentação, elasticidade e hidratação.

Porém, ele vai se perdendo com o tempo e, por isso, surgem as rugas e linhas de expressão conforme envelhecemos.

Essa substância começou a ser usada pela medicina muito antes, como em tratamentos de doenças crônicas nas articulações, sendo usado até de forma experimental em tratamentos de distúrbios oculares, deficiências de cicatrização, dentre outras questões.

Já para fins estéticos, o ácido hialurônico é usado de forma ampla para preenchimentos dos sulcos faciais, ou seja, as olheiras, rugas, como os famosos “pés de galinha”, por exemplo, olheiras, bigode chinês e outros procedimentos.

Além disso, ele é utilizado para o preenchimento labial, aumento das maçãs do rosto, mandíbula, queixo, bochechas e na suavização de cicatrizes.

Para que serve o ácido hialurônico?

É normal o envelhecimento da pele, diminuindo a hidratação e elasticidade, ajudando no surgimento de rugas, marcas e até manchas na pele.

Por isso, o ácido hialurônico é usado com o objetivo de ajudar no rejuvenescimento da pele, uma vez que, ele ajuda a melhorar a elasticidade da pele, reduzir as linhas de expressão e diminuir a flacidez.

Dessa maneira, para ajudar a tornar a pele mais jovem, o ácido hialurônico pode ser usado da seguinte maneira:

  • Ácido hialurônico injetável
  • Creme com ácido hialurônico
  • Cápsulas com ácido hialurônico

Mas, é importante ressaltar que cada tipo possui um objetivo e deve ser indicado por um médico, ou avaliado pelo especialista.

A seguir, vamos falar um pouco sobre eles.

Ácido hialurônico injetável

Sendo essa modalidade o foco do nosso artigo de hoje e que, falaremos mais a frente, está bem? Porém, agora, de forma resumida, o injetável é um produto com formato de gel, aplicado por pequenas picadas no local desejado.

Essa aplicação é feita com anestesia local para diminuir a dor das picadas e a sensibilidade, levando em média 30 minutos de procedimento, além de não ser necessário internamento, sendo realizado em consultório.

Creme com ácido hialurônico

No caso do creme que contém ácido hialurônico na sua composição, provendo hidratação na pele pois, possui grande quantidade de água, provocando uma aparência firme, lisa e aumentando a hidratação na pele.

Podendo ser usado tanto por homens, quanto por mulheres, o creme pode ser aplicado diretamente sobre a pele, seguindo as instruções do rótulo do produto que escolher usar, normalmente o uso é de 3-4 vezes na semana.

Mesmo sendo seguro, o creme com esse ácido pode provocar um tipo de reação alérgica, caso a pele da pessoa seja sensível, por isso é importante fazer o teste na pele antes de começar a usar.

Os resultados da aplicação dos cremes são mais focados na prevenção do que no tratamento em si, mas ainda assim ajuda nas rugas que já existem na pele, deixando mais jovem e saudável.

Além disso tudo, ele pode ser usado também na correção de cicatrizes de acne e em olheiras também, mas sempre indicado por um dermatologista ou cirurgião plástico.

Cápsulas com ácido hialurônico

Os comprimidos ou cápsulas com ácido hialurônico possuem um forte poder antienvelhecimento, ajudando a reparar os tecidos e manter a elasticidade da pele, mas, é importante ressaltar que só devem ser usados por indicação de um dermatologista.

Além da pele, esse formato pode ser usado também para tratar outros problemas, como de ossos e olhos.

Normalmente, o uso é de uma cápsula por dia junto de uma refeição, mas o tempo e a quantidade devem ser indicados por um médico.

O que é o preenchimento facial com ácido hialurônico?

O preenchimento facial com ácido hialurônico é um procedimento estético de embelezamento e reestruturação da pele, pois o ácido preenche o espaço entre às células e possui alto poder de hidratação.

Áreas em que o preenchimento com ácido hialurônico é aplicado

Já citamos anteriormente os locais que o ácido hialurônico pode ser injetado, mas nesse tópico vamos falar sobre todas as opções, sendo elas:

Lábios para melhorar o contorno e dar volume

O preenchimento com ácido hialurônico nos lábios pode restaurar volume e contorno da boca, aumentando a harmonia labial.

Rugas e sulcos como o bigode chinês

Injetado direto na pele, o ácido reforça a estrutura e alivia os vincos e marcas nessa região em torno da boca.

Rugas ao redor da boca e olhos

Nessa área, o ácido preenche os sulcos e as rugas ao redor dos olhos e da boca.

Região dos olhos para melhorar olheiras

Como as olheiras são alterações cutâneas causadas muitas vezes por cansaço e estresse, o ácido hialurônico pode ser injetado nessa área abaixo dos olhos, atuando de forma a preencher.

Maçã do rosto

O preenchimento nessa área permite recuperar o volume que foi perdido na região, trazendo mais jovialidade para o rosto.

Lóbulo das orelhas para pacientes com flacidez

A flacidez no lóbulo das orelhas é normal conforme vamos envelhecendo, por isso o preenchimento com ácido nesse local proporciona um ar muito harmonioso ao rosto.

Além desses, o preenchimento facial serve para tratar cicatrizes em geral, dar volume na região da têmpora em pacientes muito magras e preencher pequenas deformidades no nariz.

Principais benefícios do preenchimento com ácido hialurônico

Além dos já citados ao longo do texto, os benefícios podem ser vários, sendo alguns deles:

  • Procedimento rápido e realizado num consultório;
  • Raros casos de rejeição, pois o produto é biocompatível;
  • Diminuição da quantidade de rugas;
  • Hidratação da pele;
  • Restauração do volume perdido por causa do envelhecimento, trazendo jovialidade ao rosto;
  • Bem estar físico e mental;

Como é feito o procedimento de preenchimento?

Os preenchimentos faciais com ácido hialurônico são feitos através de injeção, com agulhas ou cânulas bem delicadas na região escolhida. Assim, para cada região especifica, existe um tipo e quantidade de ácido hialurônico a ser usado.

Sobre o tempo de duração da sessão, costuma ser de 30 a 60 minutos, dependendo da região a ser tratada, sendo realizado no próprio consultório médico.

E se você tem medo de sentir dor, não se preocupe, pois o procedimento pode ser feito com ajuda de anestésicos em forma de creme que, são aplicados 30 minutos antes de começar as injeções.

Apesar do anestésico e da própria aplicação com ácido conter anestésicos deixando a região dormento após a aplicação, é possível sim sentir um certo incômodo durante o procedimento.

Dependendo do seu nível de sensibilidade e tolerância, é possível sentir dor, mas nada absurdo, pois os pacientes classificam esse procedimento como não doloroso, sendo mais desconfortável nas regiões ao redor da boca.

Logo após o tratamento, a região tratada pode ficar um pouco inchada e avermelhada, até mesmo durante os primeiros dias, variando de acordo com o local e quantidade de ácido usado.

Mas, irão diminuir com o passar dos dias de forma gradativa, para só depois conseguir visualizar de fato o resultado ideal do tratamento.

Para ajudar a reduzir esses efeitos de vermelhidão e inchaço, é recomendado aplicar compressas geladas no local tratado.

Cuidados pós preenchimento

Logo após o procedimento é possível retornar a sua rotina leve no mesmo dia, deixando a prática de atividades mais pesadas para o dia seguinte.

Outra ressalva é que não é aconselhável massagear o local em que a aplicação foi realizada, somente se o seu médico pedir.

Além desses fatores, é normal alguns nódulos ou caroços pequenos se formarem nos primeiros dias, mas desaparecem logo, assim como os pequenos hematomas que podem se formar na pele, podendo usar maquiagem para esconder.

A exposição ao sol nos primeiros dias deve ser evitada, mantendo o uso do protetor solar.

Conclusão

No artigo de hoje, pudemos aprender mais sobre o ácido hialurônico e o preenchimento facial usando essa substância que proporciona diversos benefícios físicos e mentais ao paciente.

É importante sempre procurar um ótimo profissional e de confiança para realizar o procedimento, pois ele que vai determinar a quantidade ideal de substância e aplicação, além da idade permitida para fazer o procedimento.

Mesmo sendo mais comum o uso em pacientes acima de 40 anos, existem pacientes jovens que vem usando o preenchimento para trazer mais harmonia ao rosto e prevenir o envelhecimento da pele, sempre monitorado por um profissional.

expand_less
Icone mensagem

Baixe o Aplicativo, acesse seus cupons com facilidade e receba descontos exclusivos.

Feito com carinho para você achar os melhores tratamentos.