Saiba mais sobre Toxina botulínica - Botox
close

Toxina botulínica - Botox

Compartilhe esse artigo:

Tanto os homens, quanto as mulheres, sonham em minimizar as linhas de expressão do rosto, não só por estética, mas por saúde também, sim, isso mesmo que você leu, saúde!

Você sabia que o botox ajuda amenizar a tensão no rosto e enxaquecas? O tratamento une a saúde e a estética em um só! Por isso aplicar botox é um dos procedimentos mais realizados e conforme o tempo passa esse número só aumenta.

A Toxina Botulínica, ou seja, o famoso botox é uma substância que é produzida através da bactéria Clostridium Botulinum.

Essa bactéria é purificada e acaba virando um “objeto” na tentativa de evitar contrações musculares e causar relaxamento na região.

Além disso, ela ajuda na redução de rugas e marcas de expressão que são provocadas naturalmente pelo tempo ou, então, pelo estimulo frequente da área.

Ficou curioso sobre o assunto e quer saber mais? Então não deixe de acompanhar esse texto até o final, pois hoje veremos algumas coisas sobre a Toxina Botulínica, popularmente conhecida como botox, vamos lá?

Entendendo mais sobre a Toxina Botulínica - O Botox

Agora vamos aprender um pouco mais sobre o botox, e para isso separamos o assunto em alguns tópicos, sendo eles:

  • Como funciona o botox?
  • Aplicação de Botox dói?
  • Como é realizada a aplicação?
  • Quanto tempo dura o botox?
  • O botox é indicado para quais situações?
  • Em quais áreas o botox pode ser aplicado?

Como funciona o botox?

Quando o botox é aplicado, a toxina faz com que seja interrompida a liberação da acetilcolina, que funciona numa lógica muito parecida com a fita isolante, ou seja, a contração dos músculos fica bloqueada, impedindo que rugas apareçam.

Aplicação de botox dói?

A dor é uma sensação muito particular de cada um, mas podemos classificar o tratamento como algo não doloroso.

Realizar o tratamento além de provocar pouca dor, é rápido, sendo feita a aplicação em consultórios médicos, utilizando anestésicos que garantem mais conforto para os pacientes.

Como é realizada a aplicação?

Com uma agulha fina, o liquido é injetado, com seu efeito começando a ser percebido após mais ou menos 48hrs e atingindo o máximo da aplicação aos 15 dias.

Por isso o retorno para uma reavaliação costuma ser após 15 dias corridos, e caso seja necessário, o profissional fará reajustes, o que garante mais harmonização e qualidade no procedimento.

Quanto tempo dura o botox?

Tudo depende do organismo de cada pessoa, mas tende a durar de 6 a 8 meses, pois a paralisia muscular vai diminuindo gradativamente.

Sendo muito aconselhado um tratamento preventivo, pois assim costuma evitar surgimento de novas rugas para recorrer a uma reaplicação.

O botox é indicado para quais situações?

Esse procedimento é muito indicado para pessoas que possuem rugas e marcas de expressão, comumente provocadas pelo envelhecimento natural da pele ou pelo estimulo constante, podendo aparecer a partir dos 20 anos.

Além da questão estética, ele é indicado para questões de saúde também, sendo elas:

  • Indicado para o controle de suor em regiões como as mãos, pés e axilas, pois o botox bloqueia o estimulo do suor nas glândulas sudoríparas;
  • O botox é recomendado no tratamento de cefaléias tensionais, ou enxaquecas;
  • Indicado também para pacientes com paralisia facial ou rigidez muscular, derivada de vários problemas, como AVC, esclerose múltipla, entre outros;
  • Para pessoas que sofrem de espasmo hemifacial, ou seja, movimentos que acontecem involuntariamente apenas de um lado do rosto, a aplicação de botox é o principal tratamento;
  • Para quem sofre de bexiga hiperativa, conhecido mais popularmente como incontinência urinária, o botox também é recomendado, sendo feito através de endoscopia e sedação;
  • Em caso de crianças, só é indicado depois de dois anos para o tratamento facial após trauma durante o parto;
  • O botox é usado para tratar o estrabismo antes mesmo de ser usado para fins estéticos, nesse caso, ele pode ajudar a corrigir o desalinhamento ocular que o estrabismo causa sem precisar de cirurgia;
  • Indicado também para quem sofre de blefarospasmo que, é a condição de piscar involuntariamente por causa de espasmo muscular na pálpebra;

Em quais áreas o botox pode ser aplicado?

Como já vimos anteriormente, o botox pode ser usado em várias áreas, como ao redor dos olhos, para eliminar os famosos pés-de-galinha, na região das sobrancelhas e linhas de expressão na testa.

Além dessas áreas, a aplicação é possível em outras também, sendo algumas delas:

  • Rugas no queixo;
  • Linhas que se formam no colo;
  • Na gengiva/sorriso gengival;

Para aplicação em outras áreas, consulte um profissional!

Principais benefícios do botox

Uma gama de vantagens permeia o botox, e a seguir veremos algumas das mais importantes.

  • Suaviza rugas em várias áreas do rosto, marcas entre as sobrancelhas e testa, na maioria das vezes num único procedimento;
  • Linhas de expressão reduzidas, que são causadas pelo envelhecimento natural da pele;
  • Deixa o rosto com aparência descansada;
  • Pode ser usado de forma preventiva, o que evita que marcas de expressão se formem;
  • Esse tratamento pode ser usado também para modificar as estruturas anatômicas da face, como subir as sobrancelhas e evitar a exposição da gengiva;

Contra indicação para a aplicação de botox

Por mais seguro e testado, com uma taxa de sucesso bem alta, existem algumas ressalvas sobre quem pode realizar a aplicação de botox.

O procedimento não é indicado para grávidas ou lactantes, uma vez que são poucos ou quase nenhum estudo sobre esse perfil de pacientes.

A contraindicação também chega aos portadores de doenças neurovasculares, imunológicas e coagulopatias, mesmo se a patologia estiver em tratamento ou sob controle.

Infecções e inflamações na região em que se deseja realizar a aplicação também são contraindicações.

Dúvidas frequentes sobre o procedimento

Agora, vamos falar sobre algumas dúvidas bem frequentes sobre o tratamento com botox.

1. Expressão congelada

Começando pela dúvida mais comum, que é sobre a expressão congelada.

Esse congelamento permite o bloqueio total de movimentos, mas é realizado apenas se solicitado, para isso, a avaliação e a indicação correta deveram ser feitas pelo profissional, bem como o que cada paciente espera com o tratamento.

2. Procedimentos mais comuns e outros

Hoje em dia o mais comum são procedimentos discretos, e arqueamento de sobrancelhas, porém podem ser utilizadas em outras doenças como a microcefalia, espasmos musculares e paraplegia.

Tudo isso por ser capaz de impedir que o músculo se contraia, deixando temporariamente paralisado, colaborando para reduzir sintomas atrelados a essas situações.

3. Cuidados após o procedimento

Não é necessário repouso após o procedimento, sendo possível inclusive trabalhar, porém, não é indicado nas 4h posteriores ao procedimento se deitar, fazer exercícios ou massagear o local.

Após a aplicação, pequenos pontos e elevações onde foi aplicado são bem comuns e costumam sumir após alguns minutos, além de pequenos hematomas, pois o procedimento envolve agulhas.

Curiosidades sobre o Botox

Nesse tópico, falaremos sobre algumas curiosidades sobre o botox, sendo elas:

  • Botox corretivo e preventivo
  • Botox e ácido hialurônico
  • Resistência ao Botox
  • Qual profissional é indicado para realizar esse procedimento?

Botox corretivo e preventivo

Nos primórdios, a faixa etária das pessoas que recorriam ao procedimento variava entre 35 e 40 anos, mas, graças a adesão cada vez mais cedo, fez com que surgisse um termo para quem se submete ao tratamento.

Nesses casos o tratamento ajuda a reduzir marcas e rugas de expressão que já estão mais evidentes, principalmente em casos de pessoas com maior predisposição as rugas.

Com a disseminação do botox preventivo, mulheres cada vez mais novas começaram a procurar, isso fez com que passasse a ser comumente usado a partir dos 25 anos de idade.

Nesses casos de prevenção, os efeitos são menos perceptíveis, pois a técnica está evitando que um problema apareça e não resolvendo um problema em si.

Botox e ácido hialurônico

A toxina botulínica tem como objetivo relaxar a musculatura para que amenize as rugas e expressões faciais.

No caso do ácido hialurônico, ele é usado para preencher e dar volume nas regiões que é aplicado.

O ácido é muito utilizado nas linhas cuja expressão são mais profundas, mas se, o caso for mais leve, o botox é a recomendação correta.

Resistência ao botox

É possível criar uma certa resistência ao botox com o tempo? Essa é a pergunta de algumas pessoas.

Se quando os tratamentos forem realizados, a quantidade da substância a ser utilizada for adequada, além dos intervalos respeitados, a resistência manterá um certo padrão.

Porém, é possível a diminuição dos efeitos caso o paciente realize aplicações de forma recorrente, e em quantidades consideravelmente exagerada.

Qual profissional é indicado para realizar esse procedimento?

Em geral, o cirurgião plástico ou dermatologista são os mais indicados, apesar de alguns dentistas estarem se especializando na área de aplicação também.

De qualquer maneira, é importante escolher um profissional capacitado e autorizado ao manuseio do botox, para realizar o procedimento com segurança.

Estrutura e certificação da ANVISA são essenciais na prova de que o procedimento e o profissional estão aptos a realizar a aplicação.

Conclusão

Como pudemos ver no artigo de hoje, o tratamento com o botox trás muitos benefícios para todos que desejam utilizar do procedimento.

Sendo uma toxina usada a anos, começando para fins de saúde e crescendo para tratamentos estéticos, o botox vem ganhando cada vez mais espaço e recomendações.

Caso deseje realizar o tratamento, agendar uma consulta para informações e avaliação é uma boa escolha.

expand_less

Aproveite o tratamento de Toxina botulínica - Botox com até 80% de desconto! Veja abaixo algumas ofertas.

44%OFF

Só Hoje: 30ui De Botox Em Moema

R$ 890,00 ou 10x de R$ 99,08 com juros

MoemaCONFIRA
56%OFF

Olhar Sedutor: Lash Lifting + Lash Botox Na Vila Mariana

R$ 109,00 ou 10x de R$ 12,13 com juros

Chácara InglesaCONFIRA
39%OFF

Só Hoje: Botox Rosto Inteiro com Retoque em Moema

R$ 799,00 ou 10x de R$ 88,95 com juros

MoemaCONFIRA
56%OFF

Imperdível: Botox em 3 Áreas Na Vila Mariana

R$ 530,00 ou 10x de R$ 59,00 com juros

Vila MarianaCONFIRA
Icone mensagem

Baixe o Aplicativo, acesse seus cupons com facilidade e receba descontos exclusivos.

Feito com carinho para você achar os melhores tratamentos.