O ato de depilar os pelos é um costume muito antigo e que vem crescendo cada vez mais entre as pessoas, tanto que, hoje em dia, podemos dizer que não é mais algo exclusivo das mulheres, mas os homens também passaram a se depilar.
Seja por questões estéticas ou por saúde, depilar virou rotina na vida de muitas pessoas, mas a verdade é que usar aparelho de depilação, ou como é mais conhecido popularmente, o gillette ou prestobarba muitas vezes é incômodo, não é mesmo?
Além disso, muitas pessoas possuem alergia ao atrito que o gillette causa na pele e, para isso, existe a alternativa de depilação com cera, mas ainda assim é dolorosa e nem todo mundo gosta!
Sendo assim, era necessário criar uma alternativa melhor e mais moderna, por isso a depilação a laser entrou no mercado para fazer a diferença e trazer muitos benefícios para a pele.
Ficou curioso sobre o assunto e quer saber mais sobre, né? Então não deixe de acompanhar esse texto até o final, pois hoje vamos falar tudo sobre a depilação a laser e tirar todas as suas dúvidas, vamos lá?!
Veja nesse artigo:
Clique e navegue nesse artigo
O que é a depilação a laser?
Se os seus pelos são bem discretos e formam aquela penugem bem suave e quase loira, distribuído de forma sutil pelo seu corpo, a depilação a laser pode então não ser necessária na sua vida, mas, se você quiser, pode fazer sem problemas.
Porém, o foco principal desse tipo de depilação são pessoas que sofrem com uma quantidade excessiva de pelos escuros, rebeldes, grossos e espalhados pelo corpo todo.
Sendo assim, esse método de depilação pode ser uma forma de liberdade e conforto, pois, em algumas sessões, dependendo do caso, praticamente 100% dos pelos desaparecem.
A depilação a laser pode ser classificada como o melhor método para acabar com esses pelos indesejados, em várias regiões do corpo, sendo algumas delas:
- Axilas;
- Pernas;
- Virilha;
- Barba;
- Braços;
A depilação a laser pode ser realizada praticamente em todas as áreas do corpo, menos em áreas das mucosas e diretamente sobre os órgãos genitais.
Sendo necessário em média cerca de 4-6 sessões para eliminar totalmente os pelos da região escolhida para tratamento, e apenas 1 sessão anual para manutenção do procedimento.
Como funciona a depilação a laser?
A depilação a laser é feita através de um aparelho de laser que emite um comprimento de onda gerando calor e atingindo o local onde o pelo nasce.
Ou seja, esse método elimina o pelo através dessa energia, que em forma de luz é atraída e percebida pela melanina que, é um pigmento presente no fio, sendo responsável pela coloração do mesmo.
A energia térmica que esse tratamento emite é capaz de destruir ou retardar a capacidade do folículo de produzir novos fios, sendo assim, os pelos que não “morrem” na hora, acabam crescendo lentamente, mais claros e mais finos.
Vale a pena ressaltar que quanto mais escuro o pelo for, melhor será o resultado e na primeira sessão o profissional limpará de forma adequada a pele, para remover qualquer vestígio de sujeira ou oleosidade da pele.
Após cada região tratada na sessão, é recomendado o resfriamento da pele em casa, com algum gel, mas a maioria dos equipamentos recentes possuem uma ponteira que causa o resfriamento do local.
Esse resfriamento é feito após cada disparo realizado pelo laser, mas, mesmo assim, é recomendado usar uma loção calmante na pele durante alguns dias.
Os pelos que não forem eliminados na hora, 15 dias depois do tratamento começam a soltar e cair, sendo facilmente removidos com uma esfoliação na pele durante o banho, alguns até mesmo apenas com sabonete.
Depilação a laser é dolorosa?
A dor é algo muito relativo, que depende de cada pessoa, mas se você já passou pela irritação que o gillette causa na pele e a dor da depilação com cera, você não vai sofrer com a depilação a laser.
Mas sim, podemos afirmar que durante o tratamento, algumas pessoas podem sentir uma certa dor, sendo mais comum uma sensação de desconforto, como se sentisse algumas picadinhas na área tratada.
Quanto mais fina e sensível a pele do local for, maior a chance de sentir dor e desconforto durante a depilação, sendo as áreas mais comuns para sentir essa dor, é onde existe quantidade maior de pelos e grossos.
Porém, são nessas regiões que os resultados são melhores.
É importante saber que não é possível usar pomada anestésica antes do procedimento, pois, como falamos anteriormente, qualquer coisa é obrigatoriamente retirada da pele antes de começar a sessão.
Áreas que o laser é mais indicado e quais pessoas podem fazer
A verdade é que todas as áreas do corpo respondem bem a depilação a laser, inclusive algumas pessoas realizam esse procedimento no corpo todo.
A realização desse procedimento é indicada para todas as pessoas saudáveis que não possuam nenhuma doença crônica e que, sejam maiores de 18 anos.
Com a atualização das maquinas, pessoas com o tom de pele mais escuro podem fazer a depilação a laser, isso só é possível agora, pois nas maquinas antigas ainda não existiam um laser com regulagem mais apropriada e podiam causar manchas.
Contraindicações da depilação a laser
Como falamos anteriormente, qualquer pessoa saudável pode realizar o procedimento, mas existe algumas ressalvas, sendo elas:
- Pelos muito claros;
- Diabetes não controlada que causam sensibilidade na pele;
- Hipertensão não controlada;
- Epilepsia;
- Gravidez;
- Pessoas que fazem uso de remédios fotossensibilizantes;
- Doenças de pele;
- Feridas abertas ou hematomas recentes no local;
- Durante o tratamento de câncer;
Cuidados!
Apesar de ser um procedimento tranquilo de se fazer, é necessário tomar alguns cuidados com a pele, sendo eles:
- Manter a pele hidratada para o laser atuar melhor, sendo indicado beber bastante água e fazer uso de cremes hidrantes dias antes ao tratamento;
- Não realizar depilação que remova os pelos antes da depilação a laser, pois o laser atua exatamente na raiz do pelo;
- Não possuir feridas ou hematomas no local que a depilação será realizada;
- Áreas mais escuras como axilas, por exemplo, podem ser previamente clareadas com cremes e pomadas para ajudar no resultado;
- Não pode tomar sol por pelo menos 1 mês antes, nem por 1 mês depois do tratamento, sem usar cremes bronzeadores ou clareadores na região tratada;
Dúvidas mais frequentes sobre a depilação a laser
Agora vamos falar sobre as dúvidas mais frequentes sobre a depilação a laser, afinal, podem ser os mesmos questionamentos que o seu, não é mesmo? Então, vamos lá.
1. Como a pele fica depois da primeira sessão?
Depois da sessão é normal que a área tratada fique um pouco mais quente e avermelhada, isso acontece devido ao sucesso do tratamento. Essa irritação some algumas horas depois.
Por isso, é importante ter cuidados com a pele para evitar manchas escuras, o uso de loção calmante é recomendado, além do uso de protetor solar caso essa área fique naturalmente exposta ao sol, como rosto, braços, dentre outros.
2. Quantas sessões são necessárias?
A quantidade de sessões vária de acordo com cada um, levando em consideração a cor da pele, do pelo, espessura e tamanho da área a ser depilada, mas, num geral, varia de no mínimo 4 sessões a 5 sessões.
3. A depilação é para sempre?
De certa maneira, não, pois nenhum laser causa uma depilação definitiva, pois alguns podem surgir tempos depois, por isso é necessário a manutenção anual para eliminar os pelos que podem ser mais teimosos.
De qualquer forma, pessoas já relataram que com o passar do tempo e algumas manutenções que possuem menos sessões, com um bom profissional e aparelho adequado, poucos pelos aparecem no lugar e demoram meses, as vezes anos.
4. Posso me depilar durante o tratamento?
É permitido apenas depilação com lâminas e cremes depilatórios, pois esses preservam a estrutura do pelo para serem eliminados ao longo do tratamento.
Porém, depilação com cera fria ou quente, pinça ou eletrólise não podem ser feitas durante quatro e seis semanas durante e antes do tratamento.
5. Com qual profissional posso fazer a depilação a laser?
Então, a legislação não define exatamente qual profissional pode realizar a aplicação a laser, porém, é recomendado que seja feito uma avaliação antes de iniciar o procedimento com um dermatologista.
Dessa maneira, esse dermatologista pode avaliar de forma criteriosa sua pele e definir qual melhor tratamento para a mesma, sendo assim, você pode escolher uma clínica e profissional de confiança.
6. Existe algum risco no uso do laser?
Assim como todo tratamento, existe algum risco sim, pois, se a intensidade do aparelho não tiver calculada corretamente, pode ocorrer queimaduras na pele, por isso é importante procurar uma clínica de confiança.
Além disso, pode surgir irritação, coceira ou pequenas feridas na pele, mas isso é muito raro e caso aconteça, é possível resolver facilmente com corticoides, hidratantes e antialérgicos.
7. Quanto custa uma sessão?
Depende muito da área e quantidade de pelos a serem tratados, mas em média entre 150 até pacotes de mil reais.
Conclusão
No artigo de hoje, pudemos ver sobre a depilação a laser, tirando assim uma grande gama de dúvida sobre o procedimento.
Esse procedimento fornece grandes benefícios para quem decide realiza-lo, benefícios esses que vão além da estética e ajudam na saúde também.
Afinal, quem nunca sofreu com pelos encravados, foliculite ou qualquer outro problema relacionado a pelos? A depilação a laser resolve tudo isso.